O vidro é capaz de inovar o visual da decoração, proporcionando harmonia e elegância nos mais variados ambientes. É importante avaliar a durabilidade, praticidade e necessidade de manutenção, além de conferir as possibilidades de design para garantir que uma delas estará de acordo com as suas preferências e expectativas.

Porta de vidro
Um dos principais benefícios da porta de vidro e um ponto muito importante a ser analisado na escolha do material da porta é o seu custo/benefício. Afinal, não vale a pena escolher o material mais barato se ele precisará ser trocado em pouco tempo: é preciso avaliar a qualidade dele e como reage a fatores como a água e o vento.

Neste quesito, o vidro é uma excelente escolha. Existem versões do material, como o vidro temperado, que são extremamente resistentes a choques térmicos. O vidro também não se altera com a umidade ou com a chuva, portanto, pode durar muitos anos sem ser danificado ou sofrer mudanças com o passar do tempo.

Tipos de porta de vidro
Porta de abrir batente: Esta é a porta mais comum de todas, mesmo que existam suas diferenças de padrão e acabamento. A porta de abrir no estilo batente é adequada para grandes espaços, pois ocupa uma área de mais ou menos 1 m2 para a abertura. Ela é fixada com dobradiças no batente da porta, e não no chão. Indicada para praticamente todos os tipos de ambientes, principalmente nos boxes dos banheiros, as suas dobradiças na parede evitam o contato constante com a água.

Porta de abrir pivotante: Este é um dos tipos de porta de vidro que gera um grande diferencial e requinte ao ambiente.

A porta de abrir pivotante: pode ser usada tanto como porta principal de entrada quanto dentro dos ambientes, como na cozinha, no banheiro e na varanda. Elas são indicadas para espaços grandes, pois a distância de onde elas giram até o batente pode variar de 5 a 10 cm.

Dessa forma, a parte da porta que gira realiza esse movimento em torno de um eixo vertical – o pivô – no lugar das tradicionais dobradiças.

Porta flex (camarão): Também chamada de porta articulada, a porta flex (ou porta camarão) é um estilo bem diferente. Ela não abre do jeito convencional, mas pelas laterais, de modo que ela se acumule em pequenos módulos. Esse é um dos tipos de porta de vidro perfeito para quem não tem muito espaço no imóvel. Pois, a abertura lateral não afeta a disposição de móveis e nem compromete o espaço. Ela é ótima para ser usada em lavabos, banheiros, corredores, cozinhas, área de serviço.